Você está aqui Exercícios Exercícios de Física Exercícios sobre reflexão total da luz

Exercícios sobre reflexão total da luz

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a reflexão total da luz, fenômeno que pode ocorrer quando a luz muda do maior para o menor índice de refração.

  • Questão 1

    (UFRR) As fibras ópticas são fios extremamente finos, flexíveis e transparentes. São constituídas geralmente por náilon ou vidro. Quando um sinal luminoso é lançado nesses fios, a luz percorrerá a estrutura com velocidade próxima à que desenvolve no vácuo e, ao se chocar com a superfície de separação vidro/ar, não sofrerá refração, pois, o ângulo de incidência do raio de luz será sempre superior ao do ângulo limite, devido à espessura mínima do fio. Como consequência, haverá o fenômeno indicado corretamente na alternativa:

    a) difusão;

    b) interferência;

    c) dispersão;

    d) refração;

    e) reflexão total.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Unirg-TO) A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro, plástico ou outro isolante elétrico, muito utilizada nos exames médicos (endoscopias) ou nas telecomunicações, entre outras aplicações possíveis. A luz que incide em uma das extremidades de uma fibra óptica percorre seu interior como representado na figura a seguir.

    O princípio físico de funcionamento de uma fibra óptica está representado no esquema a seguir. Nele, o retângulo representa a fibra óptica e os segmentos de reta indicam um feixe de luz, que, a partir do ar no lado esquerdo da fibra, incide sobre sua extremidade, percorre seu interior e sai na extremidade direita.

    Nesse esquema, são observados os seguintes fenômenos ópticos:

    a) difração e reflexão total.

    b) difração e interferência.

    c) refração e reflexão total.

    d) refração e interferência.

    ver resposta


  • Questão 3

    Determinado raio de luz incide sobre a superfície de separação de dois meios com diferentes índices de refração. Sabendo que o raio de luz movimenta-se no sentido do maior para o menor índice de refração e que os valores dos índices de refração dos meios em questão são 2,5 e 3,5, determine, aproximadamente, o valor do ângulo limite.

    a) 46°

    b) 40°

    c) 36°

    d) 30°

    e) 28°

    ver resposta


  • Questão 4

    Analise as seguintes afirmações a respeito da reflexão total da luz:

    I – A reflexão total ocorre sempre que o ângulo de incidência da luz é maior que o ângulo limite, na passagem da região de maior para a de menor índice de refração;

    II – A reflexão total ocorre sempre que o ângulo de incidência da luz é maior que o ângulo limite, na passagem da região de menor para a de maior índice de refração;

    III – O ângulo limite sempre é igual a 90°;

    IV – O núcleo de uma fibra óptica é a região de maior índice de refração.

    Está correto o que se afirma em:

    a) I e III

    b) II, III e IV

    c) I, II e IV

    d) I e IV

    e) I e II

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra E

    A reflexão total ocorre quando a luz incide com um ângulo superior ao ângulo determinado como limite. A incidência deve ocorrer entre a superfície de separação de um meio com maior índice de refração para outro de menor índice.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    Ao entrar na fibra óptica, a luz sofre mudança de meio de propagação, o que caracteriza o fenômeno da refração. A propagação da luz na fibra só é possível graças ao fenômeno da reflexão total.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra A

    O seno do ângulo limite é determinado pela razão entre o menor e o maior índice de refração. Sendo assim, podemos escrever:

    senθLIMITE = 2,5 ÷ 3,5

    senθLIMITE ≈ 0,71

    O ângulo de 46° possui o valor de seno mais próximo de 0,71.

    sen46° = 0,719

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    I – Verdadeira;

    II – Falsa. A reflexão total ocorre sempre que o ângulo de incidência da luz for maior que o ângulo limite, na passagem da região de MAIOR para a de MENOR índice de refração.

    III – Falsa. Se o ângulo de incidência for exatamente igual ao ângulo limite, o ângulo de refração será de 90°. O seno do ângulo limite é determinado pela razão entre o menor e o maior índice de refração.

    IV – Verdadeiro. A luz sofre reflexões totais para mover-se por dentro da fibra óptica. Sendo assim, o índice de refração do núcleo da fibra deve sempre ser maior que o índice de refração da casca.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas