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Exercícios sobre intensidade, altura e timbre

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre intensidade, altura e timbre, características fisiológicas do som estudadas pela Acústica.

  • Questão 1

    (UFAM) Considere as seguintes afirmativas sobre as ondas sonoras:

    I. O som é uma onda mecânica progressiva longitudinal cuja frequência está compreendida, aproximadamente, entre 20Hz e 20kHz.

    II. O ouvido humano é capaz de distinguir dois sons de mesma frequência e mesma intensidade desde que as formas das ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Os dois sons têm timbres diferentes.

    III. A altura de um som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som de pequena frequência é grave (baixo) e um som de grande frequência é agudo (alto).

    IV. Uma onda sonora com comprimento de onda de 10 mm é classificada como ultrassom.

    V. A intensidade do som é tanto maior quanto menor for a amplitude da onda sonora.

    Assinale a alternativa correta:

    DADO: Quando necessário, adote o valor de 340 m/s para a velocidade do som no ar.

    a) Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    b) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.

    c) Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.

    d) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

    e) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

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  • Questão 2

    (Escola Bahiana de Medicina - Adaptada) Um projeto desenvolvido por uma equipe de brasileiros está entre os 18 vencedores do prêmio The World Summit Youth Award, competição global entre jovens desenvolvedores e empreendedores digitais com menos de 30 anos de idade que elaboram projetos na internet e tecnologia móvel com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. O projeto brasileiro premiado, feito por desenvolvedores de Pernambuco, coordenado pelo cientista da computação Marcos Penha, é de óculos para pessoas cegas, que funciona em auxílio à bengala. Assim que o aparelho detecta um obstáculo próximo à pessoa cega, ele emite um sinal que aumenta à medida que o objeto se aproxima. O sinal é sentido por meio de vibrações de uma pulseira ou colar, sendo possível regular a intensidade da vibração de acordo com a sensibilidade de quem usa o aparelho. Admitindo-se hipoteticamente que um desses óculos tenha sido regulado de tal modo que o usuário, a uma distância x de um obstáculo fixo, percebe um nível sonoro de 40dB, pode-se afirmar que a intensidade do som, em w/m2, era de:

    Intensidade mínima audível: I0 = 10 – 12 w/m2.

    a) 10 – 8

    b) 10 – 4

    c) 10

    d) 10 2

    e) 10 4

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  • Questão 3

    A respeito das características fisiológicas do som, marque a alternativa falsa.

    a) A intensidade sonora está relacionada com o volume.

    b) O som alto é um som agudo, de alta frequência.

    c) A caraterística que permite distinguir sons de fontes distintas mesmo que emitam ondas sonoras de mesma intensidade e frequência é o timbre.

    d) Quanto maior a frequência do som produzido por uma fonte, mais grave o som será.

    e) O limiar da dor para o ouvido humano é de 120 dB.

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  • Questão 4

    Geralmente a voz feminina é mais aguda que a voz masculina. A principal característica que diferencia as vozes feminina e masculina é:

    a) a velocidade de propagação da voz

    b) o tom

    c) a frequência

    d) o timbre

    e) a intensidade

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Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA “A”

    V – ERRADA: A intensidade sonora é diretamente proporcional à amplitude da onda sonora. Sendo assim, quanto maior for a intensidade, maior será a amplitude e vice-versa.

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  • Resposta Questão 2

    LETRA “A”

    A partir da aplicação da definição de nível sonoro, podemos determinar a intensidade sonora associada a 40 dB.

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  • Resposta Questão 3

    LETRA “D”

    Quanto maior a frequência do som produzido por uma fonte, mais agudo será o som.

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  • Resposta Questão 4

    LETRA “C”

    A frequência é a qualidade que caracteriza sons agudos e graves. Quanto maior a frequência, mais agudo é o som e vice-versa.

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