Você está aqui Exercícios Exercícios de Filosofia Exercícios sobre A Ética Humanista de Erich Fromm

Exercícios sobre A Ética Humanista de Erich Fromm

A lista de exercícios sobre a Ética Humanista de Erich Fromm contempla os principais tópicos relacionados ao conteúdo.

  • Questão 1

    Para o filósofo e psicanalista alemão Erich Fromm, o homem entra em um conflito ao se perceber escravo daquilo que criara e ao perceber que apesar de seus conhecimentos a respeito da matéria, ignora as questões fundamentais da existência. Essa afirmação está relacionada a qual movimento e/ou período histórico?

    a) Idade Média, Trovadorismo.

    b) Idade Antiga, Platonismo.

    c) Idade Moderna, Renascimento.

    d) Idade Moderna, Iluminismo.

    ver resposta



  • Questão 2

    Relacione as características da Ética Humanista e da Ética Autoritária

    I) Ética Humanista

    II) Ética Autoritária

    a) Nega a capacidade do homem para saber o que é bom ou mau, quem enuncia normas é uma autoridade que transcende ao indivíduo.

    b) A maior virtude é a obediência e o maior pecado é a rebeldia. Mesmo que uma pessoa peque, sua submissão à punição e seu sentimento de culpa lhe restituem a bondade.

    c) É antropocêntrica no sentido de que o homem é medida de todas as coisas, de que seus julgamentos estão arraigados na sua existência e só podem ser compreendidos em relação a essa.

    d) “Bom” e “Mau” são atribuídos em função da autoridade. Esse sistema se baseia não na razão e no conhecimento, mas no temor à autoridade e na sensação de fraqueza e dependência.

    e) Apenas o próprio homem pode determinar o critério do que é virtude ou pecado, e não uma autoridade a ele transcendente. Virtude: assumir a responsabilidade pela própria existência; Vício: reside na irresponsabilidade perante si mesmo.

    f) “Bom” e “mau” são atribuídos em relação ao homem, sendo o bem-estar o único critério do valor ético. O bem é a afirmação da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia a afirmação: “A _________ do homem em relação às autoridades exteriores, para contestá-las e rejeitá-las, conduz a um relativismo ético pelo qual valores e normas parecem se tornar uma questão de gosto ou preferência arbitrária. Quando se torna incapaz de fazer alguma afirmação com validade objetiva, o homem se torna presa de sistemas irracionais de valores: ________, ________ e _________”.

    Escolha a alternativa que completa corretamente a afirmação acima.

    a) autonomia, exigências do Estado, líderes poderosos e sucesso material.

    b) heteronomia, exigências do Estado, maioridade intelectual e sucesso material.

    c) Razão, liberdade do pensamento, líderes poderosos e sucesso material.

    d) autonomia, liberdade do pensamento, maioridade intelectual e hedonismo.

    ver resposta


  • Questão 4

    Quais as principais características da Ética Humanista segundo Erich Fromm?

    a) A Ética Humanista formulou os sistemas de valores apoiados na autoridade exterior partindo da premissa de que é preciso haver uma pessoa ou entidade responsável para dizer como o homem deve agir.

    b) A Ética Humanista formulou os sistemas de valores apoiados na autoridade e razão do homem partindo da premissa de que para saber o que é bom ou mau para o homem é necessário conhecer sua natureza

    c) A Ética Humanista é a ciência aplicada da arte de viver, baseada na teoria estabelecida pela “ciência do homem”, e sua excelência é proporcional ao conhecimento.

    d) Nega a capacidade do homem para saber o que é bom ou mau, quem enuncia normas é uma autoridade que transcende ao indivíduo.

    ver resposta


  • Questão 5

    Erich Fromm menciona dois tipos de autoridade:

    I) Autoridade racional: fundada na competência e se alicerça na igualdade entre as partes. As pessoas só são distintas em grau de conhecimento.

    II) Autoridade irracional: sua fonte é o poder sobre as pessoas e cujas bases são o medo e o poder, ou seja, na diferença de valor, na desigualdade entre as partes.

    Qual dos dois tipos de autoridade é compatível com a Ética Humanista?

    a) I e II;

    b) Apenas II;

    c) Apenas I;

    d) Nenhuma delas é compatível.

     

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa D. Esse processo de crescente confiança na razão que inicia na Idade Moderna, expresso pelos filósofos iluministas, foi o ponto de partida para a análise de Erich Fromm.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    I) Ética Humanista: alternativas C, E, F.

    II) Ética Autoritária: alternativas A, B, D.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa A. Conforme o estudo da obra de Erich Fromm, percebemos que ele questiona a perda da autonomia humana em relação às exigências do Estado, aos líderes poderosos e ao sucesso material, sistemas de valores que ele considera “irracionais”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    As alternativas B e C estão corretas.

    A alternativa A expressa uma ideia que contradiz a Ética Humanista, como formulada por Erich Fromm, por se apoiar em uma autoridade exterior. O mesmo ocorre na alternativa D, em que a ideia é a de que há uma autoridade exterior – e, ainda, transcendente, como uma divindade, por exemplo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    A alternativa C é a alternativa correta.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas