Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre o sistema digestório

Exercícios sobre o sistema digestório

Antes de iniciar a resolução dos exercícios sobre o sistema digestório, relembre os órgãos e suas funções no processo de digestão.

Questão 1

(PUCCAMP-SP) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.

Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio
Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio

Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:

a) amilase pancreática e intestino.

b) maltase e estômago.

c) tripsina e intestino.

d) ptialina e boca.

e) pepsina e estômago.

ver resposta


Questão 2

(Fuvest-SP) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

ver resposta


Questão 3

O intestino grosso é um órgão de aproximadamente 50 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, podendo ser dividido em: ceco, colo e reto. Esse órgão está relacionado com:

a) a digestão mecânica do alimento.

b) a digestão de gorduras.

c) a digestão de proteínas.

d) a absorção de água.

e) a quebra de amido.

ver resposta


Questão 4

O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Entre as funções do fígado, destaca-se a capacidade de produção de uma substância que atua emulsificando gorduras. Essa substância recebe o nome de:

a) tripsina.

b) pepsina.

c) bile.

d) amilase.

e) lipase pancreática.

ver resposta


Questão 5

O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.

a) boca.

b) faringe.

c) estômago.

d) intestino delgado.

e) intestino grosso.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. A enzima encontrada é a pepsina, pois o tubo III contém carne, que é rica em proteínas. Além disso, o pH 3,0 é essencial para que a pepsina possa atuar. O órgão onde essa enzima é produzida é o estômago.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “a”. É no duodeno que ocorre grande parte da digestão do quimo, enquanto no intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais. Sendo assim, a remoção do duodeno seria mais drástica.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. No intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais, bem como a formação das fezes. Vale destacar que é grande a quantidade de bactérias nessa região.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O fígado produz a bile que funciona como uma espécie de detergente, emulsificando as gorduras. Vale destacar que a bile não possui enzimas.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Na boca é liberada a amilase salivar, também chamada de ptialina, que é responsável pela quebra de amido e glicogênio.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas