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Exercícios sobre a segunda lei de Mendel

Antes de resolver estes exercícios sobre a segunda lei de Mendel, relembre um pouco dessa lei e como ocorre a formação dos gametas.

Questão 1

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa lei, podemos concluir que um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas:

a) B, C e c.

b) BB e Cc.

c) BC e Bc.

d) BB, BC, Bc e Cc.

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Questão 2

Um indivíduo com genótipo AabbCcDd apresenta quantos tipos diferentes de gametas?

a) 10.

b) 9.

c) 8.

d) 7.

e) 6.

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Questão 3

Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal.

a) ½

b) 1/3

c) ¼

d) 1/5

e) 1/6

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Questão 4

(Acafe-SC) De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipos

a) AaBb produzem gametas A, B, a e b.

b) AaBB produzem gametas AB e aB.

c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.

d) AA produzem gametas AA.

e) AABB produzem dois tipos de gametas.

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Questão 5

(UFC-CE) Um homem albino com sangue tipo AB casou-se com uma mulher normal também com sangue tipo AB. O casal pretende ter filhos. Qual a probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB, sabendo-se que a mãe é normal heterozigótica para albinismo?

a) 1/8.

b) 1/4.

c) 1/2.

d) 1/12.

e) 1/16. 

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Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Sabemos que, para formar o gameta, precisamos de um alelo de cada gene, como aprendemos na Primeira Lei. Sendo assim, um gameta deve ter um alelo B e outro que pode ser C ou c. Temos, portanto, os gametas BC e Bc.

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Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Há oito gametas diferentes. Observe a seguir como podem ser calculados os tipos de gametas através do sistema de chaves:

Observe os gametas formados por um indivíduo com genótipo AabbCcDd
Observe os gametas formados por um indivíduo com genótipo AabbCcDd

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Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Você deve fazer cada característica separadamente. Inicialmente fazemos a probabilidade de nascer uma criança com olhos claros:

Observe atentamente esse cruzamento entre uma pessoa de olhos claros e uma de olhos escuros
Observe atentamente esse cruzamento entre uma pessoa de olhos claros e uma de olhos escuros

Observe que a probabilidade de a criança apresentar olhos claros (cc) é de ½.

Analise agora a probabilidade de apresentar visão normal (MM ou Mm):

Observe atentamente esse cruzamento entre um míope e uma pessoa normal
Observe atentamente esse cruzamento entre um míope e uma pessoa normal

A probabilidade também é de ½.

Sendo assim, teremos:

½ x ½ = ¼ ou 25 % de chance de nascer uma criança com olhos claros e visão normal.

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Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Nesse caso, teremos um alelo A ou a, que se combinará com um alelo B. Sendo assim, AB ou aB.

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Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Primeiramente vamos analisar a probabilidade de nascer uma criança com sangue AB, sabendo que tanto a mãe quanto o pai apresentam esse tipo sanguíneo:

Observe atentamente esse cruzamento entre duas pessoas de sangue AB
Observe atentamente esse cruzamento entre duas pessoas de sangue AB

Veja que a probabilidade de nascer uma criança com sangue AB (IAIB) é de ½.

Agora verifique a probabilidade de nascer uma criança albina do cruzamento entre um albino e uma mulher normal heterozigota.

Observe atentamente esse cruzamento entre um albino e uma pessoa normal
Observe atentamente esse cruzamento entre um albino e uma pessoa normal

Veja que a probabilidade de nascer uma criança albina (aa) também é de ½.

Como sabemos, a probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é de 50%. Sendo assim, temos:

½ x ½ x ½ = 1/8

A probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB é, portanto, 1/8.

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