Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre replicação do DNA

Exercícios sobre replicação do DNA

Com os exercícios sobre replicação do DNA você irá se aprofundar sobre o tema e retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Questão 1

O DNA é uma molécula formada por uma dupla fita, enrolada uma sobre a outra, que forma uma estrutura helicoidal. Essa molécula se caracteriza pela sua capacidade de autoduplicação, um processo conhecido como:

a) tradução.

b) replicação.

c) transdução.

d) transcrição.

e) retificação.

ver resposta


Questão 2

Durante um processo de duplicação do DNA, nucleotídeos livres encontrados no núcleo da célula vão se emparelhando sobre a fita molde. O emparelhamento obedece a algumas regras, a base adenina, por exemplo, só se emparelha com:

a) citosina.

b) uracila.

c) guanina.

d) timina.

e) adenina.

ver resposta


Questão 3

No processo de duplicação de DNA, uma enzima é responsável por possibilitar a ligação entre os nucleotídeos que estão formando a nova fita. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa enzima.

a) DNA helicase.

b) DNA polimerase.

c) RNA polimerase.

d) DNA ligase.

ver resposta


Questão 4

(F.M.SANTA CASA-SP) Considere os seguintes eventos:

I. ruptura das ligações entre bases nitrogenadas.

II. ligação entre os nucleotídeos.

III. pareamento de nucleotídeos.

Durante a replicação do DNA, a sequência de eventos é:

a) I, II, III.

b) I, III, II.

c) II, III, I.

d) II, I, III.

e) III, I, II.

ver resposta


Questão 5

(Enem) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O processo de duplicação de uma molécula de DNA é chamado de replicação de DNA ou simplesmente duplicação do DNA.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As ligações entre as bases nitrogenadas ocorrem sempre entre pares específicos. A adenina só se liga à timina, e a citosina se liga apenas à guanina.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. A DNA polimerase é a enzima responsável por catalizar a síntese da nova fita de DNA.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Para que ocorra a replicação do DNA, inicialmente ocorre a separação das fitas em razão do rompimento das pontes de hidrogênio. Nucleotídeos lives iniciam então o emparelhamento e finalmente ocorre a união entre eles.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. Dizemos que a replicação é semiconservativa, pois as fitas recém-formadas são compostas por uma fita parental que funcionou como molde e por uma nova fita.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas