Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre moluscos

Para responder a estes exercícios sobre moluscos, fique atento às características do grupo e suas classes.

Questão 1

Os moluscos são animais que apresentam corpo mole e normalmente possuem conchas. De uma maneira geral, o corpo desses animais costuma ser dividido em três partes básicas:

a) cabeça, membros e tórax.

b) cabeça, cefalotórax e abdômen.

c) cabeça, massa visceral e pé.

d) cabeça, tórax e abdômen.

e) cabeça, massa visceral e abdômen.

Questão 2

O filo Mollusca é dividido em sete classes, sendo as classes Bivalvia, Gastropoda e Cephalopada as mais conhecidas. Marque a alternativa onde encontramos, respectivamente, o nome de um bivalve, um gastrópode e um cefalópode.

a) Polvo, caramujo e ostra.

b) Ostra, lula e caracol.

c) Caramujo, caracol e polvo.

d) Mexilhão, lesma e lula.

e) Lulas, caracol e ostra.

Questão 3

Os cefalópodes possuem diferentes artimanhas para fugir dos predadores. Dentre elas, podemos citar a mudança de cor, que faz com que esses animais, rapidamente, consigam camuflar-se no ambiente marinho. A célula epidérmica que permite a mudança de cor é o:

a) melanócito.

b) cromatóforo.

c) plastídios.

d) coanócitos.

e) trocófora.

Questão 4

(U.F. Ouro Preto-MG) A rádula, presente em certos moluscos, tem por função

a) defendê-los do ataque de outros animais.

b) digerir quimicamente os alimentos.

c) favorecer a locomoção.

d) ralar os alimentos.

e) secretar a concha.

Questão 5

(Vunesp) O mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partículas em suspensão filtradas da água e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as três afirmações seguintes.

I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aquático.

II. O mexilhão apresenta rádula, que é uma estrutura dotada de pequenos dentes de quitina, para sua alimentação.

III. Esta espécie é um molusco que apresenta uma concha formada por duas valvas.

Com relação às afirmações, estão corretas:

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) II e III, apenas.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. O corpo de um molusco é dividido em cabeça, pé e massa visceral (ou saco visceral). O pé é a porção especializada na movimentação, e a massa visceral é onde se localizam os órgãos internos.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Os bivalves são moluscos que apresentam concha formada por duas valvas. Como exemplo, podemos citar as ostras e os mexilhões.

Os gastrópodes possuem um grande pé e apresentam representantes no ambiente marinho, água doce e terrestre. Dentre os representantes mais conhecidos, destacam-se a lesma, caracóis e caramujos.

Os cefalópodes são animais exclusivamente marinhos e que possuem cabeça ligada ao pé. Como exemplo, podemos citar as lulas, polvos e náutilos.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Os cromatóforos são as células epidérmicas especializadas na mudança de cor rápida de alguns animais. Além de cefalópodes, os cromatóforos são encontrados em outros animais, como no camaleão.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. A rádula é uma espécie de língua com vários dentículos que permite que o molusco consiga raspar seu alimento de diversas superfícies, como as rochas.

Resposta Questão 5

Alternativa “c”. A afirmação I está incorreta, pois organismos bentônicos são aqueles que vivem fixos ou livres no substrato.

A afirmativa II está incorreta, pois o mexilhão é um bivalve, um animal que se alimenta por filtração e não possui rádula.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo