Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre insetos

Exercícios sobre insetos

Com estes exercícios sobre insetos, você testará seus conhecimentos sobre o desenvolvimento desses animais e suas principais características.

  • Questão 1

    Para ser considerado um inseto, o animal precisa apresentar algumas características. Entre as características a seguir, qual é a única que não pode ser encontrada em um inseto?

    a) Um par de olhos compostos.

    b) Um par de antenas na cabeça.

    c) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

    d) Presença de seis pares de patas.

    e) Presença de asas.

    ver resposta



  • Questão 2

    Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso relacionado com a proteção contra predadores e a perda de água. Esse exoesqueleto, no entanto, é um grave problema quando o assunto é crescimento. Marque a alternativa que apresenta o nome do processo que garante o crescimento desses animais.

    a) Metamorfose.

    b) Permuta.

    c) Ecdise.

    d) Pupa.

    e) Evolução.

    ver resposta


  • Questão 3

    O ácido úrico é a principal excreta dos insetos e constitui uma importante adaptação ao meio terrestre, uma vez que é eliminado sem que ocorra perda de água. Nesses animais, a excreção ocorre por meio do(a)(s):

    a) Rins.

    b) Traqueia.

    c) Metanefrídeos.

    d) Túbulos de Malpighi

    e) Glândulas verdes.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Mack-2003) De acordo com o desenvolvimento, os insetos são classificados em ametábolos (desenvolvimento direto), hemimetábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose incompleta) e holometábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose completa). São exemplos de cada tipo, respectivamente:

    a) traça-de-livro, gafanhoto e mosca.

    b) borboleta, barata e pulga.

    c) formiga, libélula e abelha.

    d) grilo, cigarra e besouro.

    e) vespa, cupim e mariposa.

    ver resposta


  • Questão 5

    (UEL-2003) A respiração e a circulação nos insetos sustentam a alta demanda metabólica desses animais durante o voo. Além disso, a respiração traqueal é uma importante adaptação dos insetos para a vida terrestre. Sobre as relações fisiológicas entre os processos respiratório e circulatório nos insetos, é correto afirmar:

    a) O sistema circulatório aberto contém hemocianina, pigmento respiratório que facilita o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.

    b) O sistema traqueal conduz oxigênio diretamente para os tecidos e o dióxido de carbono em direção oposta, o que torna a respiração independente de um sistema circulatório.

    c) O sistema circulatório fechado contém hemoglobina e é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.

    d) O sistema traqueal conduz oxigênio da hemolinfa para os tecidos, o que torna a respiração dependente de um sistema circulatório.

    e) O sistema circulatório aberto, apesar de não conter pigmentos respiratórios, é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “d”. Os insetos possuem seis patas, ou seja, três pares de patas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. A ecdise ou muda é o processo em que o inseto troca de exoesqueleto para garantir seu crescimento.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “d”. Os Túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos insetos e apresentam-se como pequenos sacos alongados e cilíndricos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “a”. A traça é um inseto que apresenta desenvolvimento direto, aumentando apenas de tamanho durante sua vida. Já o gafanhoto possui em seu ciclo de vida a fase de ninfa, que se diferencia do adulto por causa da ausência de asas, sendo assim, é considerado hemimetábolo. Já a mosca é holometábola, pois apresenta uma metamorfose completa com a presença de larva em seu ciclo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “b”. Nos insetos, o sistema traqueal garante o fornecimento de oxigênio e funciona de forma independente do sistema circulatório, o qual realiza o transporte de nutrientes.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas