Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre hormônios vegetais

Exercícios sobre hormônios vegetais

Antes de resolver estes exercícios sobre hormônios vegetais, revise a função de cada um dos grupos existentes.

Questão 1

As plantas, assim como os animais, possuem em seu corpo substâncias que regulam seu desenvolvimento e crescimento: os hormônios. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome do hormônio vegetal relacionado com o fechamento estomático:

a) Auxina.

b) Citocinina.

c) Ácido abscísico.

d) Etileno.

e) Giberelina.

ver resposta


Questão 2

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do hormônio vegetal que é encontrado na forma de gás e atua estimulando a maturação dos frutos:

a) Auxina.

b) Citocinina.

c) Ácido abscísico.

d) Giberelina.

e) Etileno.

ver resposta


Questão 3

Os hormônios vegetais influenciam nas mais variadas atividades de uma planta, desde a germinação da semente até a maturação dos frutos. Entre os hormônios citados a seguir, marque a alternativa que indica corretamente o nome do hormônio que estimula a ação do câmbio vascular.

a) Citocinina.

b) Auxina.

c) Etileno.

d) Ácido abscísico.

e) Giberelina.

ver resposta


Questão 4

(UFMS) Atualmente, são conhecidas cinco categorias de hormônios vegetais que atuam sobre o desenvolvimento das plantas. Sabendo-se que esses hormônios têm formas de atuação e funções distintas, identifique, entre as alternativas abaixo, aquela que está correta.

a) As giberelinas são produzidas no meristema apical do caule e inibem as gemas laterais, impedindo o surgimento de ramos na planta.

b) As auxinas são produzidas principalmente nas raízes e estimulam o crescimento de caules e folhas.

c) Etileno é uma substância líquida, produzida pelas folhas, e desempenha um importante papel no crescimento das raízes.

d) O ácido abscísico atua no crescimento das diferentes partes da planta, bem como exerce um importante papel como estimulador na germinação das sementes.

e) As citocininas, produzidas nas raízes e transportadas pelo xilema para as demais partes da planta, estimulam a divisão celular.

ver resposta


Questão 5

(UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, pode-se pressupor que essa folha esteja:

a) em plena atividade fotossintética;

b) em estágio de primórdio;

c) em plena maturação;

d) entrando na fase de distensão;

e) atingindo a fase senescente.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. O ácido abscísico está relacionado com a inibição da germinação, do alongamento da raiz e do desenvolvimento das gemas e com o mecanismo de abertura e fechamento estomático.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “e”. O etileno é um gás que estimula a maturação dos frutos, induz a abscisão de flores, frutos e folhas e desempenha papel importante na determinação do sexo das flores de algumas plantas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. A auxina estimula a atividade de câmbio vascular e, consequentemente, promove o desenvolvimento do tecido vascular secundário e o crescimento da planta em espessura.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “e”. As citocininas são sintetizadas no ápice radicular, transportadas via xilema e atuam na divisão celular, no desenvolvimento das gemas laterais e no atraso da senescência.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Podemos concluir que a folha está em sua fase senescente, pois a auxina é produzida nos primórdios foliares e em folhas jovens.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas