Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre homeostase

Exercícios sobre homeostase

Ao responder estes exercícios sobre homeostase, você testará seus conhecimentos a respeito desse estado de equilíbrio do corpo e como ele é alcançado.

Questão 1

Analise as frases abaixo e marque aquela que melhor define o termo “homeostase”:

a) Homeostase é um estado de constante alerta do organismo.

b) Homeostase é um estado de equilíbrio do meio interno independente das alterações do meio externo.

c) Homeostase é um estado de desequilíbrio do meio interno.

d) Homeostase é um estado de equilíbrio do meio externo independente das alterações do meio interno.

e) Homeostase é um estado de desequilíbrio do meio externo.

ver resposta


Questão 2

Quando falamos de homeostase, estamos nos referindo ao equilíbrio do meio interno. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o principal mecanismo de manutenção da homeostase.

a) Regulação da pressão

b) Respiração

c) Mecanismo de feedback

d) Batimento cardíaco

e) Sentidos

ver resposta


Questão 3

(UPE) Os seres vivos precisam da homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Além de sobreviver, devem ser capazes de adaptar-se ao ambiente que os cerca. Com relação à homeostase, assinale a alternativa correta:

a) A regulação da quantidade de água e de sais no corpo dos peixes ósseos marinhos, conhecida como osmorregulação, ocorre, principalmente, pela ação dos grandes rins, que excretam elevada quantidade de sal e ureia.

b) A regulação dos níveis de glicose no sangue circulante é realizada, principalmente, pelo glucagon do pâncreas e pela insulina produzida pelo fígado.

c) Quando a temperatura corporal sobe ou desce, receptores na pele e no bulbo captam a alteração, enviando uma mensagem ao cérebro. Essa mensagem dá início a uma reação no sentido de gerar ou liberar calor na pele e no bulbo, conforme for o caso.

d) Quando ocorre a mudança de uma variável, o corpo pode reagir por meio do feedback negativo. Por exemplo: na regulação dos níveis hormonais em que a produção de hormônios de uma glândula interfere na produção hormonal de outra glândula.

e) O feedback negativo causa um efeito desestabilizador da homeostase, porque amplia as variações, gerando mudanças bruscas.

ver resposta


Questão 4

(FATEC) Os seres vivos mantêm um ambiente interno estável mesmo quando as condições ambientais externas apresentam variações. Essa estabilidade, denominada I, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constituem o II. Assim, cada ser vivo mantém sua própria vida e, por meio do processo de III, garante a sobrevivência de sua espécie.

Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, corretamente, as lacunas I, II e III.

a) I = metabolismo

II = homeostase

III = reprodução

b) I = metabolismo

II = reação a estímulos do ambiente

III = reprodução

c) I = reação a estímulos do ambiente

II = reprodução

III = adaptação

d) I = homeostase

II = metabolismo

III = reprodução

e) I = homeostase

II = reprodução

III = adaptação

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”

O termo “homeostase” é utilizado para indicar um estado de equilíbrio do meio interno independente das alterações que ocorrem no meio externo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”

O feedback negativo é o principal mecanismo de manutenção da homeostase. Esse mecanismo age, por exemplo, no controle da temperatura e da respiração.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”

O feedback negativo é o principal mecanismo de manutenção da homeostase e garante a redução de um determinado estímulo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”

Os seres vivos mantêm um ambiente interno estável mesmo quando as condições ambientais externas apresentam variações. Essa estabilidade, denominada homeostase, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constitui o metabolismo. Assim, cada ser vivo mantém sua própria vida e, por meio do processo de reprodução, garante a sobrevivência de sua espécie.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas