Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre darwinismo

Exercícios sobre darwinismo

Relembre as teorias evolucionistas existentes e fixe seus principais pontos antes de resolver estes exercícios sobre darwinismo.

  • Questão 1

    Um fenômeno bastante conhecido e usado como exemplo para ilustrar as ideias de Darwin é o melanismo industrial. Ele se caracteriza pelo aumento da variedade de mariposas escuras da espécie Biston betularia em algumas regiões da Inglaterra. Marque a alternativa que explica corretamente por que esse aumento ocorreu.

    a) O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis à poluição e isso as levou à extinção. As escuras, por sua vez, não sofriam com os efeitos tóxicos da poluição e sobreviveram.

    b) As mariposas claras diminuíram, pois elas foram tornando-se escuras pela ação da poluição e passaram essa característica aos seus descendentes.

    c) As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Com isso, as escuras tiveram mais chances de sobrevivência e, consequentemente, de reproduzir-se.

    d) O número maior de mariposas escuras é explicado pelo fato de que a poluição escureceu a asa desses animais.

    ver resposta



  • Questão 2

    Um dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que

    a) Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e reproduzir-se.

    b) O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies.

    c) No processo de seleção natural, organismos que possuem características desvantajosas com o tempo diminuem em número.

    d) Na seleção natural percebemos que o organismo mais forte sempre é o selecionado.

    ver resposta


  • Questão 3

    É comum ouvirmos pessoas falando erroneamente que Darwin afirmou que o homem veio do macaco. Diferentemente do que muitos dizem, Darwin apenas explicou que em algum momento no passado todos nós compartilhamos um ancestral. Baseando-se nessa afirmação e nos seus conhecimentos sobre o darwinismo, marque a alternativa que indica corretamente duas ideias centrais da teoria evolucionista proposta por Darwin.

    a) Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos.

    b) Seleção natural e fluxo gênico;

    c) Ancestralidade comum e seleção natural.

    d) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.

    e) Ancestralidade comum e lei do uso e desuso.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Fuvest-SP) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta

    a) do sucesso reprodutivo diferencial.

    b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

    c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

    d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

    e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Uece)

    Chega ao Brasil a exposição que abre as comemorações dos 200 anos de nascimento do cientista que explicou como a vida evolui na Terra. Ele se tornou um herói da racionalidade.

    (Veja, 9 de maio de 2007.)

    O cientista citado na manchete é Charles Darwin, responsável por mudar a visão sobre as questões relacionadas à origem e às transformações que ocorrem no mundo vivo. Identifique, nas alternativas abaixo, aquela que não corresponde às ideias difundidas por Darwin:

    a) A escolha de parceiros reprodutivos fortes e competitivos é determinada pela necessidade de garantir a proteção e a sobrevivência da prole.

    b) A competição entre espécies iguais ou diferentes é consequência do número elevado de indivíduos em uma situação em que os recursos naturais são escassos.

    c) A seleção natural determina a sobrevivência dos indivíduos mais adaptados ao meio e estes indivíduos possuem mais chances de deixar seus descendentes.

    d) Características morfológicas, resultantes da utilização constante de determinadas partes do corpo, desenvolvem-se e são transmitidas aos descendentes, acentuando-se ao longo de gerações.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. As mariposas escuras foram selecionadas no ambiente porque sofriam menos predação quando comparadas às brancas. Isso ocorreu em razão do escurecimento do tronco das árvores e muros, que deixava as mariposas claras mais visíveis e, consequentemente, elas eram mais predadas que as escuras, que estavam camufladas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “d”. Dizemos que o organismo com características mais vantajosas para sobrevivência naquele meio é o selecionado. Nem sempre ser o mais forte significa ser o mais apto.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “c”. Os dois pontos centrais do darwinismo são o compartilhamento de um ancestral comum e a seleção do mais apto.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. Essas duas leis são as ideias principais da teoria conhecida por lamarckismo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas