Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre comensalismo

Exercícios sobre comensalismo

Com estes exercícios sobre comensalismo, você testará seus conhecimentos sobre as relações ecológicas entre os seres vivos, um ponto importante estudado em Ecologia.

  • Questão 1

    A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste. Essa relação pode ser classificada como:

    a) Intraespecífica harmônica.

    b) Intraespecífica desarmônica.

    c) Interespecífica harmônica.

    d) Interespecífica desarmônica.

    ver resposta



  • Questão 2

    O comensalismo é tradicionalmente conhecido como uma relação de alimentação em que uma espécie alimenta-se dos restos de comida de outras. Entretanto, atualmente, muitos autores estendem o conceito para outras relações em que uma espécie é beneficiada, mas a outra não é beneficiada nem prejudicada. Esse é o caso das bromélias, que vivem sobre as árvores sem parasitá-las. Anteriormente, essa relação era chamada de:

    a) mutualismo.

    b) competição.

    c) inquilinismo.

    d) colônia.

    e) sociedade.

    ver resposta


  • Questão 3

    O comensalismo é uma relação ecológica em que uma espécie é beneficiada com a interação, entretanto, a outra não é prejudica nem beneficiada. Das relações a seguir, qual não representa uma relação de comensalismo?

    a) A rêmora alimenta-se dos restos alimentares do tubarão.

    b) A hiena alimenta-se dos restos deixados pelos leões.

    c) Os urubus alimentam-se do lixo produzido pelo homem.

    d) Os abutres alimentam-se da carniça.

    e) Os herbívoros alimentam-se de plantas.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UNICENTRO) As rêmoras alimentam-se de fragmentos de comida deixados pelo seu tubarão hospedeiro, bem como de invertebrados pelágicos e pequenos peixes. Esses peixes, então, ficam com as “migalhas” que sobram quando o tubarão captura sua presa (1º caso). Porém, agora, sabe-se que algumas rêmoras também se alimentam de ectoparasitas de tubarões. O tubarão hospedeiro, portanto, pode beneficiar-se da situação quando os ectoparasitas que vivem presos à sua pele são removidos pela rêmora (2º caso). Esse texto descreve duas interações ecológicas entre seres de diferentes espécies. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as interações que ocorrem no 1º e 2º casos.

    a) Competição e comensalismo.

    b) Mutualismo e comensalismo.

    c) Comensalismo e mutualismo.

    d) Inquilinismo e parasitismo.

    e) Parasitismo e inquilinismo.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. O comensalismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes (interespecífica) em que um organismo é beneficiado, mas o outro não é prejudicado nem beneficiado. Por essa razão, podemos dizer que o comensalismo é uma relação harmônica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. O inquilinismo atualmente está sendo considerado um tipo de comensalismo. Nessa relação, um organismo busca abrigo em outro.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “e”. Os herbívoros, ao se alimentarem de plantas, causam prejuízo ao vegetal, não sendo, portanto, um caso de comensalismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “c”. No primeiro caso, a rêmora come os restos alimentares, beneficiando-se sem causar prejuízo ou benefício ao tubarão. No segundo caso, no entanto, o tubarão é também beneficiado, constituindo, portanto, um caso de mutualismo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas