Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre células do sangue

Exercícios sobre células do sangue

Com estes exercícios sobre as células do sangue, você pode testar seus conhecimentos sobre a diferença e a função de cada elemento presente nesse tecido conjuntivo.

  • Questão 1

    Um rapaz foi a uma consulta médica para realizar exames de rotina. Após analisar os resultados de seu hemograma, o médico disse que houve uma grande redução no número de plaquetas, o que as deixava em um nível muito abaixo do esperado para um indivíduo normal daquela idade. O médico informou, então, que o baixo número desse componente do sangue poderia levar a quadros de:

    a) anemia.

    b) infecções.

    c) viroses.

    d) hemorragias.

    e) leucemia.

    ver resposta



  • Questão 2

    O sangue apresenta diferentes tipos celulares, cada qual com uma função específica. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica um elemento do sangue responsável pelo transporte de oxigênio.

    a) Hemácias.

    b) Plaquetas.

    c) Leucócitos.

    d) Linfócitos.

    e) Plasma.

    ver resposta


  • Questão 3

    Ao observar o sangue, sua aparência é homogênea, entretanto, esse tecido apresenta vários componentes. Marque a alternativa que indica o componente do sangue responsável pela defesa do nosso organismo.

    a) Hemácias.

    b) Plaquetas.

    c) Leucócitos.

    d) Eritrócitos.

    e) Plasma.

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-RIO) Nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados nos Estados Unidos da América, uma das atletas foi eliminada no exame “antidoping” porque, embora não houvesse vestígio de nenhuma substância estranha em seu organismo, ela apresentava uma taxa de hemácias e de hemoglobina muito mais alta que a média das atletas de sexo feminino com a mesma idade. O Comitê Olímpico considerou imprópria sua participação nos jogos porque:

    a) A maior taxa de hemácias permitiria uma menor oxigenação do sangue e uma maior obtenção de energia.

    b) O aumento do número de hemácias poderia causar uma diminuição do número de plaquetas e uma hemorragia interna.

    c) A maior taxa de hemácias poderia causar uma sobrecarga no músculo cardíaco e um possível infarto do miocárdio.

    d) A maior taxa de hemácias permitiria uma maior oxigenação do sangue e uma maior obtenção de energia.

    e) A maior taxa de hemácias causaria um aumento na taxa de respiração e uma intoxicação sanguínea causada pelo aumento de ácido carbônico no sangue.

    ver resposta


  • Questão 5

    (UFC) A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes desse tecido, assinale a alternativa correta.

    a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, são transportados pelas hemácias.

    b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular em abundância, característico do tecido conjuntivo.

    c) Os reticulócitos (células de defesa do sangue) produzem anticorpos quando entram em contato com elementos estranhos.

    d) A hemoglobina perde sua conformação estrutural e, consequentemente, a função devido a uma falha na síntese proteica, ocasionada por uma doença hereditária, a anemia falciforme.

    e) A coagulação sanguínea é desencadeada por uma série de enzimas, culminando na formação de um trombo, cujos principais componentes são hemácias e leucócitos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “d”. As plaquetas são fragmentos celulares relacionados com o processo de coagulação sanguínea. Quedas nos níveis de plaquetas podem ocasionar hemorragias.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “a”. As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são as células responsáveis por transportar o oxigênio pelo organismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “c”. Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são um grupo de células relacionadas à defesa do organismo. Nesse grupo, estão os linfócitos, responsáveis pela produção de anticorpos e outras células que realizam fagocitose.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “d”. Como as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio, seu aumento leva a uma maior disponibilidade dessa molécula para as células realizarem a respiração celular.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “b”. O plasma sanguíneo é um componente do sangue que corresponde a, aproximadamente, 55% do volume desse tecido.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas