Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre biomassa e pirâmides de energia

Exercícios sobre biomassa e pirâmides de energia

Estes exercícios sobre biomassa e pirâmides de energia testarão seus conhecimentos sobre o fluxo de matéria e energia nos organismos de um ecossistema.

  • Questão 1

    As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar a estrutura trófica de um dado ecossistema. Todos os exemplos a seguir são um tipo de pirâmide, exceto:

    a) Pirâmide de energia.

    b) Pirâmide alimentar.

    c) Pirâmide de números.

    d) Pirâmide de biomassa.

    ver resposta



  • Questão 2

    Imagine que um aluno pretende montar uma pirâmide ecológica e possui apenas os seguintes dados: uma árvore alimenta 100 insetos, que servem de alimento para dois pássaros. Diante dessas informações, que tipo de pirâmide o aluno deverá construir?

    a) Pirâmide de biomassa.

    b) Pirâmide direta.

    c) Pirâmide de energia.

    d) Pirâmide de números.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UEPG) Nas pirâmides ecológicas, pode-se representar níveis tróficos de um ecossistema por meio de retângulos superpostos. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

    ( ) Na pirâmide de números, o comprimento do retângulo é proporcional ao número de indivíduos.

    ( ) Em uma pirâmide de número com laranjeiras, pulgões e protozoários, tem-se sempre um maior número de laranjeiras em relação aos dois outros organismos.

    ( ) A biomassa é a quantidade de matéria inorgânica presente no corpo dos organismos de um determinado nível trófico.

    ( ) Em uma pirâmide de biomassa, pode-se estimar que uma tonelada de alfafa é capaz de sustentar, perfeitamente bem, oitenta toneladas de bezerros.

    ( ) As pirâmides de energia demonstram que a energia inicial perde-se gradativamente de um nível trófico para o outro, imediatamente superior.

    ver resposta


  • Questão 4

    Algumas pirâmides ecológicas podem apresentar-se de forma invertida, com uma base menor que os outros níveis. Das pirâmides estudadas, qual(is) não pode(m) ser invertidas?

    a) Pirâmide de número.

    b) Pirâmide de energia.

    c) Pirâmide de biomassa.

    d) Pirâmide de número e energia.

    e) Pirâmide de energia e biomassa.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “b”. A pirâmide alimentar é utilizada para guiar uma alimentação saudável.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “d”. O aluno deverá construir uma pirâmide de números, uma vez que ele possui dados referentes ao número de indivíduos envolvidos em uma cadeia alimentar.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    V/F/F/F/V- A segunda afirmativa está incorreta porque uma laranjeira é capaz de alimentar vários pulgões. A terceira alternativa está incorreta porque biomassa refere-se à quantidade de matéria orgânica disponível. A quarta alternativa está incorreta porque pelos menos oito toneladas de alfafa são necessárias para alimentar um bezerro.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “b”. Apenas a pirâmide de energia não pode ser invertida, pois ela representa a produtividade energética do ecossistema. Os produtores sempre apresentam o maior nível energético.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas