Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre algas

Exercícios sobre algas

Os exercícios a seguir lhe ajudará a fixar o conteúdo sobre algas, organismos fotossintetizantes enquadrados no Reino Protista.

  • Questão 1

    As algas são organismos encontrados tanto em água doce como no ambiente marinho e, apesar de terem diversas utilidades para o homem, muitas vezes causam transtornos quando crescem em proporções indesejáveis. Esse processo, muitas vezes acompanhado de grande liberação de toxina, recebe o nome de:

    a) endossimbiose.

    b) poluição.

    c) floração.

    d) calcificação.

    e) fotossíntese.

    ver resposta



  • Questão 2

    A figura abaixo ilustra uma alga unicelular biflagelada, que se enquadra em um filo que apresenta cerca da metade de seus representantes sem a capacidade de realizar fotossíntese. Algumas espécies marinhas estão relacionadas com as marés vermelhas.

    Algumas algas deste grupo apresentam placas celulósicas rígidas
    Algumas algas deste grupo apresentam placas celulósicas rígidas

    Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse filo:

    a) Euglenophyta.

    b) Cryptophyta.

    c) Dinophyta.

    d) Rhodophyta.

    e) Bacillariophyta.

    ver resposta


  • Questão 3

    Algumas algas caracterizam-se por apresentar uma parede celular dividida em duas metades chamadas de frústulas, que se encaixam como se fossem uma placa de Petri. Estas algas são importantes componentes do fitoplâncton e estão agrupadas no filo:

    a) Chrysophya.

    b) Phaeophyta.

    c) Chlorophyta.

    d) Bacillariophyta.

    e) Dinophyta.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFC) O reino Protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.

    a) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.

    b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

    c) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.

    d) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.

    e) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Unesp) “Maré vermelha deixa litoral em alerta.”

    Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha", cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião [...] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.

    (Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.)

    A maré vermelha é causada por

    a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.

    b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.

    c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.

    d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.

    e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. Denomina-se floração o aumento exagerado da população de algas. Nos oceanos, esse processo pode receber o nome de maré vermelha, em razão DA grande quantidade de pigmentos liberados.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. Os dinoflagelados são na maioria das vezes unicelulares e biflagelados, que podem ocorrer no plâncton marinho e em águas continentais. Apresentam dois flagelos que ao baterem fazem o dinoflagelado rodopiar.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “d”. As diatomáceas, pertencentes ao filo Bacillariophyta, são organismos unicelulares ou coloniais que se caracterizam por suas paredes divididas em duas partes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “b”. Apesar de se assemelharem a animais e plantas, a organização do corpo desses organismos é bastante simples, não apresentando tecidos verdadeiros.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “e”. A maré vermelha ocorre em razão da proliferação exagerada de pirrófitas, também conhecidas como dinoflagelados. Estas algas liberam toxinas que podem causar a morte de peixes e intoxicação em animais que se alimentam de organismos encontrados nesses locais.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas