Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre adaptações das aves para o voo

Exercícios sobre adaptações das aves para o voo

Para resolver estes exercícios sobre adaptações das aves para o voo, você deve conhecer as características desses animais que permitem essa forma de locomoção.

  • Questão 1

    Quando pensamos em aves, logo imaginamos o seu voo. Entretanto, algumas espécies não apresentam essa capacidade, como as emas e os avestruzes, que são chamados de aves ratitas. Entre as características a seguir, marque aquela que não está presente em aves que não voam.

    a) Penas.

    b) Bico.

    c) Quilha.

    d) Asas.

    e) Coração com quatro câmaras.

    ver resposta



  • Questão 2

    As penas, além de auxiliarem no voo das aves, atuam protegendo o corpo desses animais contra a água, baixas temperaturas e choques mecânicos, além de servirem para atração de parceiros na época reprodutiva. Essas estruturas tão importantes são formadas pela mesma proteína que formam pelos e escamas, a

    a) glicerina.

    b) celulose.

    c) queratina.

    d) colágeno.

    e) actina.

    ver resposta


  • Questão 3

    As penas são estruturas formadas por diversos filamentos que se prendem uns aos outros e formam uma superfície contínua. O eixo central é denominado raque e dele partem filamentos chamados de

    a) câlamo.

    b) bárbulas.

    c) barbas.

    d) pelos.

    e) fibras proteicas.

    ver resposta


  • Questão 4

    (CPS – SP) “O senhor Santos Dumont fez ontem uma experiência sensacional. O homem conquistou o ar".

    (Le Matin, 24 out. 1906)

    Antes disso, a revista científica "La Nature" (em 13/09/1906) já havia divulgado que "M. Santos Dumont se ergueu a cerca de um metro da Terra provando que se pode transportar consigo uma fonte de energia que permite elevar-se no ar".

    Essas duas notícias ressaltam o interesse e, talvez, o sonho do homem pela conquista do ar, mostrando também o entusiasmo pelas soluções tecnológicas encontradas.

    As aves voadoras apresentam adaptações para se deslocarem no ar como, por exemplo, o corpo aerodinâmico coberto de penas e os membros anteriores transformados em asas. Segundo o conhecimento científico, nas aves o movimento das asas e a energia necessária para a realização desses movimentos devem-se

    a) às soldaduras, presentes em alguns ossos, que garantem a resistência do esqueleto às grandes pressões das massas de ar, sem se quebrar. Essas massas de ar são responsáveis pelo movimento das asas.

    b) às penas, que sendo excelentes isolantes térmicos permitem uma melhor distribuição e uso das gorduras, de onde é retirada a energia.

    c) aos músculos peitorais, que estão presos à quilha do osso externo. A energia provém de reações químicas que têm a glicose e o oxigênio como reagentes.

    d) aos ossos pneumáticos que se comunicam com os sacos aéreos. A energia provém do oxigênio, combustível distribuído dos sacos aéreos para todas as células.

    e) ao empuxo do ar que impele a ave para uma altitude maior, estimulando seu cérebro a dar ordens para que os ossos se movimentem. A energia para esses movimentos provém dos alimentos ingeridos.

    ver resposta


  • Questão 5

    Entre as características listadas a seguir, marque aquela que não indica uma adaptação das aves ao voo.

    a) Ossos porosos.

    b) Esterno achatado.

    c) Penas.

    d) Ausência de dentes.

    e) Membrana nictitante.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. A quilha ou carena é uma estrutura óssea onde se prendem os músculos peitorais que permitem o voo. Nas aves ratitas, o esterno é achatado e não possui o formato de quilha.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. As penas, assim como as escamas, penas, pelos e unhas, são estruturas formadas por queratina.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “c”. Das raques partem as barbas, que, por sua vez, ramificam-se em bárbulas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “c”. O movimento das asas só é possível graças à presença de músculos peitorais que ficam presos às quilhas (ou carenas). Para realizar suas atividades, as aves conseguem energia através da respiração celular, que usa oxigênio e glicose como reagentes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “b”. Entre as características citadas, o esterno achatado é a única característica que não favorece o voo. Em aves que voam, o esterno possui forma de quilha.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas